Exame de Qualificação: “Distribuição do teor de carbono orgânico em solos de sistemas deposicionais vegetados em mesolitoral ao longo da costa brasileira, relação com a variação latitudinal e sítios geomorfológicos”

25/04/2016 16:41

Nesta terça-feira, 26/04, às 14:00, no Laboratório 2 do LED/UFSC (novo local), a mestranda Maíra Algarve Assunção realizará exame de qualificação com o título “Distribuição do teor de carbono orgânico em solos de sistemas deposicionais vegetados em mesolitoral ao longo da costa brasileira, relação com a variação latitudinal e sítios geomorfológicos”

Qualificação:
Aluna: Maíra Algarve Assunção
Data: 26/04/2016 – 14 horas
Novo Local: Laboratório 2 do LED/UFSC.
Título: Distribuição do teor de carbono orgânico em solos de sistemas deposicionais vegetados em mesolitoral ao longo da costa brasileira, relação com a variação latitudinal e sítios geomorfológicos
Orientadora: Prof. Dra. Alessandra Larissa Fonseca D’Oliveira
Banca: Prof. Dr. Nei Kavaguichi Leite (UFSC), Prof. Dra. Margareth da Silva Copertino (FURG) e Prof. Dra. Carla Van Der Haagen Custodio Bonetti (UFSC)
Resumo: Estudos e predições quanto aos impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas costeiros e marinhos são limitados pela falta de dados a longo prazo, baixa capacidade de observação, além da falta de abordagens integradas que juntam os diversos aspectos da ciência e sociedade. Com isso, este trabalho objetiva realizar uma revisão e compilação dos dados do teor de carbono orgânico nos sedimentos do mesolitoral de manguezais, marismas e pradarias marinhas ao longo da costa brasileira, afim de observar a relação existente entre a quantidade de matéria orgânica depositada no sedimento destes ambientes com a variação latitudinal da zona costeira e a variação encontrada nos diferentes sítios geomorfológicos, visando organizar importantes informações para futuras pesquisas que podem direcionar seu foco às emissões de gases do efeito estufa e mudanças climáticas.

Maíra