Exame de Qualificação: “Distribuição do teor de carbono orgânico em solos de sistemas deposicionais vegetados em mesolitoral ao longo da costa brasileira, relação com a variação latitudinal e sítios geomorfológicos”

25/04/2016 16:41

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nesta terça-feira, 26/04, às 14:00, no Laboratório 2 do LED/UFSC (novo local), a mestranda Maíra Algarve Assunção realizará exame de qualificação com o título “Distribuição do teor de carbono orgânico em solos de sistemas deposicionais vegetados em mesolitoral ao longo da costa brasileira, relação com a variação latitudinal e sítios geomorfológicos”

Qualificação:
Aluna: Maíra Algarve Assunção
Data: 26/04/2016 – 14 horas
Novo Local: Laboratório 2 do LED/UFSC.
Título: Distribuição do teor de carbono orgânico em solos de sistemas deposicionais vegetados em mesolitoral ao longo da costa brasileira, relação com a variação latitudinal e sítios geomorfológicos
Orientadora: Prof. Dra. Alessandra Larissa Fonseca D’Oliveira
Banca: Prof. Dr. Nei Kavaguichi Leite (UFSC), Prof. Dra. Margareth da Silva Copertino (FURG) e Prof. Dra. Carla Van Der Haagen Custodio Bonetti (UFSC)
Resumo: Estudos e predições quanto aos impactos das mudanças climáticas nos ecossistemas costeiros e marinhos são limitados pela falta de dados a longo prazo, baixa capacidade de observação, além da falta de abordagens integradas que juntam os diversos aspectos da ciência e sociedade. Com isso, este trabalho objetiva realizar uma revisão e compilação dos dados do teor de carbono orgânico nos sedimentos do mesolitoral de manguezais, marismas e pradarias marinhas ao longo da costa brasileira, afim de observar a relação existente entre a quantidade de matéria orgânica depositada no sedimento destes ambientes com a variação latitudinal da zona costeira e a variação encontrada nos diferentes sítios geomorfológicos, visando organizar importantes informações para futuras pesquisas que podem direcionar seu foco às emissões de gases do efeito estufa e mudanças climáticas.

Maíra