Exame de Qualificação: “Base ecossistêmica para gestão do sistema ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno Imediato”.

19/04/2016 14:51

Nesta quarta-feira, 20/04, às 10:00, no Mini auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, a mestranda Gabrielle Kuklinski realizará exame de qualificação com o título “Base ecossistêmica para gestão do sistema ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno Imediato”

Qualificação:

Aluna: Gabrielle Kuklinski
Data: 20/04/2016 – 10 horas
Local: Mini auditório do CFH
Título: Base ecossistêmica para gestão do sistema ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno Imediato
Orientadora: Profª. Drª. Marinez Eymael Garcia Scherer
Banca: Prof. Dr. Dr. Milton Lafourcade Asmus (UFSC), Profª. Drª. Bárbara Segal Ramos (UFSC), Profª. Drª. Alessandra Larissa D’ Oliveira Fonseca (suplente) (UFSC)
Resumo: Atualmente, há uma crescente preocupação com a integridade das regiões costeiras, extremamente ameaçadas. Frente a isso, unidades de conservação, como a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, são importantes para a preservação dos recursos naturais. Porém, esta unidade enfrenta problemas na efetivação de seus objetivos, pois além de limitações no órgão gestor, há a ausência de visão sistêmica na gestão. A Gestão com Base Ecossistêmica (GBE) em ambientes marinho-costeiros vem se tornando internacionalmente aceita, trazendo políticas baseadas na compreensão integrada dos processos ecossistêmicos e seus serviços. Para implementação da GBE, é necessário conhecer os ecossistemas, serviços, usos/benefícios, atores envolvidos e vetores de pressão, sendo estes os alvos deste estudo. Essas informações, quando sistematizadas e organizadas, são bastante importantes, pois se pode, de maneira rápida e direta, identificar o ambiente afetado, os serviços impactados, qual a atividade impactante e quais os atores afetados, facilitando a visualização do estado ambiental por parte dos gestores e, consequentemente, a tomada de decisão.

gabrielle