Exame de Qualificação: “Base ecossistêmica para gestão do sistema ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno Imediato”.

19/04/2016 14:51

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nesta quarta-feira, 20/04, às 10:00, no Mini auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, a mestranda Gabrielle Kuklinski realizará exame de qualificação com o título “Base ecossistêmica para gestão do sistema ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno Imediato”

Qualificação:

Aluna: Gabrielle Kuklinski
Data: 20/04/2016 – 10 horas
Local: Mini auditório do CFH
Título: Base ecossistêmica para gestão do sistema ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno Imediato
Orientadora: Profª. Drª. Marinez Eymael Garcia Scherer
Banca: Prof. Dr. Dr. Milton Lafourcade Asmus (UFSC), Profª. Drª. Bárbara Segal Ramos (UFSC), Profª. Drª. Alessandra Larissa D’ Oliveira Fonseca (suplente) (UFSC)
Resumo: Atualmente, há uma crescente preocupação com a integridade das regiões costeiras, extremamente ameaçadas. Frente a isso, unidades de conservação, como a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, são importantes para a preservação dos recursos naturais. Porém, esta unidade enfrenta problemas na efetivação de seus objetivos, pois além de limitações no órgão gestor, há a ausência de visão sistêmica na gestão. A Gestão com Base Ecossistêmica (GBE) em ambientes marinho-costeiros vem se tornando internacionalmente aceita, trazendo políticas baseadas na compreensão integrada dos processos ecossistêmicos e seus serviços. Para implementação da GBE, é necessário conhecer os ecossistemas, serviços, usos/benefícios, atores envolvidos e vetores de pressão, sendo estes os alvos deste estudo. Essas informações, quando sistematizadas e organizadas, são bastante importantes, pois se pode, de maneira rápida e direta, identificar o ambiente afetado, os serviços impactados, qual a atividade impactante e quais os atores afetados, facilitando a visualização do estado ambiental por parte dos gestores e, consequentemente, a tomada de decisão.

gabrielle