PGOceano promove palestra “Pockmarks no talude continental: implicações sobre a tectônica e circulação oceânica” nesta quarta-feira, 16/12

15/12/2015 08:03

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano) promove, nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a última palestra do semestre. “Pockmarks no talude continental: implicações sobre a tectônica e circulação oceânica” é o tema que será abordado pelo pesquisador Michel Michaelovitch de Mahiques, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

A palestra será às 15h, no Laboratório de Oceanografia Costeira  (LOC), na Barra da Lagoa.

Resumo: Em um levantamento com batimetria multifeixe, realizado em 2011, a bordo do Navio Hidrográfico Sirius, da Marinha Brasileira, um trecho do talude continental foi varrido e cerca de 1000 feições do tipo pockmarks foram reconhecidas. A densidade e o tamanho das depressões parece estar relacionada com a lâmina de água, as menores e mais frequentes ocorrendo em águas rasas, da ordem de 400 metros de profundidade e as maiores em profundidades superiores a 600 metros. Algumas dessas depressões atingem diâmetros maiores que 1 km e profundidades de dezenas de metros. Neste sentido, discute-se o papel, tanto da tectônica quanto da hidrodinâmica na configuração da morfologia do talude continental do Sudeste do Brasil, com ênfase no desenvolvimento de feições do tipo pockmarks e outras feições deprimidas.

Cartaz do Evento