PGOceano promove palestra “Pockmarks no talude continental: implicações sobre a tectônica e circulação oceânica” nesta quarta-feira, 16/12

15/12/2015 08:03

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOceano) promove, nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a última palestra do semestre. “Pockmarks no talude continental: implicações sobre a tectônica e circulação oceânica” é o tema que será abordado pelo pesquisador Michel Michaelovitch de Mahiques, do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP).

A palestra será às 15h, no Laboratório de Oceanografia Costeira  (LOC), na Barra da Lagoa.

Resumo: Em um levantamento com batimetria multifeixe, realizado em 2011, a bordo do Navio Hidrográfico Sirius, da Marinha Brasileira, um trecho do talude continental foi varrido e cerca de 1000 feições do tipo pockmarks foram reconhecidas. A densidade e o tamanho das depressões parece estar relacionada com a lâmina de água, as menores e mais frequentes ocorrendo em águas rasas, da ordem de 400 metros de profundidade e as maiores em profundidades superiores a 600 metros. Algumas dessas depressões atingem diâmetros maiores que 1 km e profundidades de dezenas de metros. Neste sentido, discute-se o papel, tanto da tectônica quanto da hidrodinâmica na configuração da morfologia do talude continental do Sudeste do Brasil, com ênfase no desenvolvimento de feições do tipo pockmarks e outras feições deprimidas.

Cartaz do Evento

Cartaz do Evento