Palestra “Chuva Extrema no litoral de Santa Catarina: climatologia e influência da orografia e evaporação do mar”, nesta sexta, 03/06

02/06/2016 12:17

Nesta sexta-feira, 03/06, às 10:15, no Departamento de Física – Sala 202, a Profª. Drª. Laura Rodrigues (Meteorologia; CIRAM-EPAGRI), ministrará a palestra “Chuva Extrema no litoral de Santa Catarina: climatologia e influência da orografia e evaporação do mar”.

Resumo: Por sua hidrografia, vegetação, solo e relevo, o litoral de Santa Catarina é uma região vulnerável a eventos de inundação e movimentos de massa. Este trabalho teve como objetivo determinar as características sinóticas e físicas associadas a eventos de chuva extrema na região. A maior parte dos eventos ocorreu no verão (56%), em fevereiro. Em todos os casos verificou-se uma alta pressão no Atlântico Sul, favorecendo ventos persistentes de leste/nordeste em baixos níveis, que resulta no transporte de calor e umidade para a costa catarinense. Na maior parte dos casos, predominam sistemas semi estacionários de alta pressão no mar e de ciclone em médios níveis, no Sul do Brasil ou área continental próxima. O efeito da evaporação no mar aparece principalmente quando ocorre chuva no Litoral Norte. Mas, nesses casos, o principal efeito no aumento da precipitação, nas áreas do litoral, é aquele produzido pela interação entre orografia e evaporação no mar. O efeito da interação é ainda de reduzir a precipitação em áreas no mar e no continente, concentrando a chuva na parte litorânea.