Exame de Qualificação: “A influência da governança nos modos de vida de pescadores artesanais e maricultores do município de Florianópolis, Santa Catarina”.

18/04/2016 14:53

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Nesta terça-feira, 19/04, às 10:00, na Sala de Usos Múltiplos do Departamento de Geociências, o mestrando Homero Luiz Destéfani realizará exame de qualificação com o título “A influência da governança nos modos de vida de pescadores artesanais e maricultores do município de Florianópolis, Santa Catarina”

Qualificação:

Aluno: Homero Luiz Destéfani
Data: 19/04/2016 – 10 horas
Local: Sala de Usos Múltiplos da Geociências
Título: A influência da governança nos modos de vida de pescadores artesanais e maricultores do município de Florianópolis, Santa Catarina
Orientadora: Marinez E. G. Scherer
Banca: Prof. Dr. Rodrigo Pereira Medeiros (UFPR), Dr. Washington L. S. Ferreira (FURG), Prof. Dr. Milton L. Asmus (UFSC)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar fatores determinantes para a alteração dos modos de vida de duas comunidades associadas à pesca e maricultura no município de Florianópolis e avaliar a percepção dos usuários sobre essa alteração. A metodologia consiste em duas partes: análise documental e entrevistas estruturadas e semi-estruturadas. A intenção é compreender como ocorreu a variação da produção pesqueira em Santa Catarina e a relação disso com os marcos legais de ordenamento pesqueiro e aquícola. Além disso, busca-se identificar marcos sociais e culturais para relacioná-los com os marcos legais. Por fim, identificar questões ligadas ao capital social, natural, físico, financeiro e humano; ao acesso dos usuários aos recursos pesqueiros; ao contexto político-social; e às estratégias adaptativas utilizadas pelas comunidades para melhorar seus modos de vida ao longo do tempo.

homero