Exame de Qualificação: “Desenvolvimento do procedimento metodológico da oceanografia sísmica em dados do acervo da indústria do petróleo”.

28/03/2016 11:48

Nesta terça-feira, 29/03, às 16:00, na Sala de Usos Múltiplos do Departamento de Geociências, o mestrando Marcus Vinicius Carpes Barão realizará exame de qualificação com o título “Desenvolvimento do procedimento metodológico da oceanografia sísmica em dados do acervo da indústria do petróleo.”

Qualificação:

Aluno: Marcus Vinicius Carpes Barão
Data: 29/03/2016 – 16 horas
Local: Sala de Usos Múltiplos do Departamento de Geociências
Título: Desenvolvimento do procedimento metodológico da oceanografia sísmica em dados do acervo da indústria do petróleo.
Orientador: Prof. Dr. Guillaume François Gilbert Barrault
Banca: Prof. Dr. Carlos Alberto Eiras Garcia (UFSC), Prof. Dr. Júlio Apolinário Cordioli (UFSC) e Prof. Dr. Mario Manoel Rollo Junior (UNESP)
Resumo: O levantamento sísmico é um método de exploração e imageamento acústico detalhado das estruturas geológicas. Contudo, recentes estudos vem utilizando a mesma configuração desse levantamento sísmico aplicado à oceanografia para a visualização de estruturas na coluna d’água. Denominada de oceanografia sísmica, vem tornando-se uma ferramenta auxiliar na oceanografia convencional para identificar e monitorar as feições oceanográficas, como por exemplo, as massas de água e frentes oceanográficas. Os dados que compõe o acervo dos levantamentos realizados pela indústria do petróleo apresentam um grande potencial de aplicação, visto que possuem características semelhantes aos executados nos levantamentos específicos para o teste do método. O presente estágio de desenvolvimento do projeto explora o processamento dos dados aplicados para a camada d’água. Resultados parciais indicam a limitação do método de acordo com a configuração dos equipamentos empregados e também com a espessura da coluna d’água.

id_massasDagua