Planejamento Estratégico 2021-2024
1º RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (2021-2024)
CLIQUE AQUI e acesse o documento completo.
· Missão
Promover o aprimoramento profissional e a educação cidadã de pesquisadores para o desenvolvimento científico, o compartilhamento do conhecimento e a conservação do oceano.
· Visão
Ser um programa de excelência acadêmica nas ciências do mar com infraestrutura de vanguarda, inovação científica e impacto na sociedade.
· Valor Gerado
Direcionar esforços e infraestrutura para formação de pesquisadores criativos e comprometidos com a produção científica qualificada. Buscar desenvolver e consolidar relações institucionais resilientes e disseminar o conhecimento, bases fundamentais para a contínua evolução das ciências do mar e da inovação, para a melhoria da qualidade de vida e da saúde ambiental.
· Objetivos
Dimensão – Formação. Formar recursos humanos com habilidades inovadoras para solucionar desafios atuais da sociedade e contribuir de forma pró-ativa para o desenvolvimento da área de ciências do mar.
Dimensão – Pesquisa. Desenvolver projetos de pesquisa multiproxies, envolvendo ambas as linhas de pesquisa do PPG e em parceria com outras instituições, buscando a excelência científica e a atração de jovens pesquisadores. Gerar produção intelectual de alto impacto acadêmico e/ou de relevância social, tornando-se uma referência para a comunidade e subsidiando com conhecimento científico a gestão e conservação dos ambientes marinhos. Captar financiamento para ampliação e manutenção de recursos humanos e a melhoria da infraestrutura de campo e laboratorial.
Dimensão – Inovação e Transferência de Conhecimento. Criar canais institucionais de comunicação com a sociedade para a captação de demandas e a apresentação de soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e de ambientes resilientes. Promover inovação social/cultural/ambiental, pedagógica e tecnológica que venham a gerar sustentabilidade, inserção social e soluções práticas para os problemas da zona costeira e marinha.
Dimensão – Impacto na Sociedade. Contribuir para as metas da Década do Oceano e promover a Cultura Oceânica de maneira a responder as demandas da sociedade e governo.
Dimensão – Internacionalização. Construir arranjos internacionais que viabilizem a melhoria da infraestrutura e da nossa capacidade de produzir conhecimento e formar recursos humanos, atentos aos desafios globais, com ênfase no Atlântico Sul.
· Matriz Estratégica
DIMENSÃO FORMAÇÃO | |||||||
OBJETIVO: Formar recursos humanos com habilidades inovadoras para solucionar desafios atuais da sociedade e contribuir de forma pró-ativa para o desenvolvimento da área de ciências do mar | |||||||
Estratégia | Meta | Ação | Responsável | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Consolidar e aprimorar as ferramentas e a prática de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (PE) | Até a metade do segundo ano do quadriênio ter finalizado todos os instrumentos necessários para dar seguimento aos ciclos anuais de autoavaliação e planejamento | Continuidade das Oficinas de PE | Coordenação Docentes Discentes | X | |||
Finalização do documento referente ao PE | X | ||||||
Elaboração do Projeto de Autoavaliação | ü | X | |||||
Elaboração do manual de preenchimento do Lattes | X | ||||||
Desenvolvimento de ferramenta para extrair informações do Lattes | X | ||||||
Propor e implementar estratégia para valorizar a participação em planejamento no recredenciamento de docentes permanentes (DP) | X | X | X | ||||
Realização de ciclos anuais de autoavaliação e planejamento | X | X | X | ||||
Revisar e atualizar o currículo em sintonia com as novas Linhas de Pesquisa (LP) | Até o final do primeiro ano do quadriênio ter finalizado as adequações curriculares | Propor novas disciplinas eletivas | Coordenação Docentes Discentes | X | |||
Propor as disciplinas obrigatórias por LP | X | ||||||
Rever a relação entre a Etapa 1 da Qualificação e a disciplina “Projetos em Oceanografia” | X | ||||||
Rever e/ou propor novo formato de realização da Etapa 2 da Qualificação | X | ||||||
Rever as Atividades Complementares valorizando a creditação para Publicação Intelectual e as necessidades estratégicas do Programa | X | ||||||
Implementar o doutorado | Até a final do quadriênio ter o doutorado em funcionamento | Propor e implementar estratégia para valorizar a dedicação exclusiva ao Programa no credenciamento e recredenciamento de docentes | Coordenação Docentes | X | X | X | |
Elaboração e submissão da APCN do doutorado | X | X | |||||
Início do curso de doutorado | X | ||||||
Aprimorar a capacidade de atrair e manter discentes | Alcançar no quadriênio ao menos quatro novos discentes por docente | Propor e implementar estratégia para valorizar a regularidade na orientação no recredenciamento dos docentes | Coordenação Docentes Secretaria | X | X | X | |
Programar anualmente os períodos de seleção de acordo com a demanda e visando a regularidade de orientação | X | X | X | ||||
Promover a ampla divulgação do processo seletivo e com a maior antecedência possível | X | X | X | X | |||
Propor e executar práticas de divulgação e visibilidade do Programa | X | X | X | X |
DIMENSÃO PESQUISA | |||||||
OBJETIVOS: Desenvolver projetos de pesquisa multiproxies, envolvendo ambas as linhas de pesquisa do PPG e em parceria com outras instituições, buscando a excelência científica e a atração de jovens pesquisadores
Gerar produção intelectual de alto impacto acadêmico e/ou de relevância social, tornando-se uma referência para a comunidade e subsidiando com conhecimento científico a gestão e conservação dos ambientes marinhos Captar financiamento para ampliação e manutenção de recursos humanos e a melhoria da infraestrutura de campo e laboratorial |
|||||||
Estratégia | Meta | Ações | Responsável | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Incentivar a solidariedade com programas na região geográfica | Ao final do quadriênio ter convênio formais com 04 Programas | Promover encontros de aproximação, eventos, ciclo de palestras e discussão sobre projetos e formalização de acordos de cooperação | Coordenação Docentes Discentes | X | X | X | |
Incentivar o aumento e a regularidade na produção intelectual de docente com discente e/ou egresso | Até o final do quadriênio cada docente ter ao menos 04 publicações intelectuais com discentes e/ou egresso | Rever as atividades complementares valorizando a creditação para publicação bibliográfica e produção técnica e tecnológica | Coordenação Docentes Discente | X | |||
Rever o regimento do Programa valorizando a publicação bibliográfica qualificada realizada antes da conclusão de curso | X | ||||||
Propor e implementar estratégia para valorizar a regularidade na publicação bibliográfica qualificada com discente no recredenciamento dos docentes | X | X | X | ||||
Promover ações para qualificar o desenvolvimento de publicação bibliográfica pelos discentes | X | X | X | X | |||
Incentivar a captação e aporte de recursos no Programa | Até o final do quadriênio, manter entre 33-66% o número de bolsas/ano advindas de projetos de pesquisa | Propor e implementar estratégia para valorizar a captação de recursos para bolsas de estudo no recredenciamento dos docentes | Coordenação Docentes | X | X | X |
DIMENSÃO INOVAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO | |||||||
OBJETIVOS: Criar canais institucionais de comunicação com a sociedade para a captação de demandas e a apresentação de soluções que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e de ambientes resilientes
Promover inovação social/cultural/ambiental, pedagógica e tecnológica que venham a gerar sustentabilidade, inserção social e soluções práticas para os problemas da zona costeira e marinha |
|||||||
Estratégia | Meta | Ação | Responsável | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Incentivar a criação e participação em canais institucionais de comunicação com a sociedade | Até o final do quadriênio atingir a participação de 66% dos docentes e 33% dos discentes | Mapear a participação de docentes e discentes e os canais institucionais criados ou usados para a promoção, popularização e divulgação científica e tecnológica e propor e executar melhores práticas para o seu registro e visibilidade | Coordenação Docentes Discentes | X | X | X | X |
Propor e implementar estratégia para valorizar a inserção regional no credenciamento e recredenciamento dos docentes | X | X | X | ||||
Incentivar o aumento e a regularidade na produção técnica ou tecnológica (PTT) | Até o final do quadriênio cada docente ter ao menos 04 PTTs com participação de discentes | Rever as Atividades Complementares valorizando a creditação para produção técnica e tecnológica | Coordenação Docentes Discentes | X | |||
Propor e implementar estratégia para valorizar a produção técnica e tecnológica no recredenciamento dos docentes | X | X | X |
DIMENSÃO IMPACTO NA SOCIEDADE | |||||||
OBJETIVO: Contribuir para as metas da Década do Oceano e promover a Cultura Oceânica de maneira a responder as demandas da sociedade e governo | |||||||
Estratégia | Meta | Ação | Responsável | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Acompanhar a participação em atividades com impacto na sociedade | Até o final do quadriênio ter definido estratégias e registro do impacto na sociedade das ações de docentes, discentes e egressos | Sistematizar, discutir e elaborar formas de detectar e registrar o impacto na sociedade de atividades relacionadas com a década do oceano, a cultura oceânica e políticas públicas na esfera local, estadual, federal e global que tratam dos direitos sociais, ambientais, territoriais e culturais das comunidades e populações locais e que objetivam a sustentabilidade socioambiental | Coordenação
Docentes Discentes |
X | X | X | |
Acompanhar o impacto dos egressos na sociedade | Realizar anualmente o acompanhamento de egressos | Manter atualizado e propor melhores práticas de acompanhamento da atuação de egressos na sociedade | Coordenação
Secretaria Docentes Discentes Egressos |
X | X | X | X |
DIMENSÃO INTERNACIONALIZAÇÃO | |||||||
OBJETIVO: Construir arranjos internacionais que viabilizem a melhoria da infraestrutura e da nossa capacidade de produzir conhecimento e formar recursos humanos, atentos aos desafios globais, com ênfase no Atlântico Sul | |||||||
Estratégia | Meta | Ação | Responsável | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Incentivar a participação ativa no exterior | Ao final do quadriênio ter 100 % dos docentes participantes de ações no âmbito internacional | Propor e implementar estratégia para valorizar a participação em pós-doutorado, estágios de curta duração, redes de pesquisa, projetos e comissões científicas internacionais no credenciamento e recredenciamento dos docentes | Coordenação
Docentes |
X | X | X | |
Organizar e lecionar curso internacional com ênfase no Atlântico Sul | X | X | |||||
Incentivar convênios internacionais | Ao final do quadriênio ter ao menos 4 convênios ativos | Propor novos ou renovar convênios internacionais vigentes | Docentes | X | X | X | |
Incentivar a participação de estrangeiros no Programa | Ao final do quadriênio realizar pelo menos 04 disciplinas/eventos com estrangeiros | Promover anualmente disciplina e/ou evento com a participação de docente estrangeiro | Coordenação
Docentes |
X | X | X | X |