Expedição de Diplomas

De acordo com os termos da Resolução nº 95/CUn/2017, após a realização da defesa de dissertação ou de tese, o estudante deverá providenciar a entrega do exemplar final do trabalho, revisada pelo orientador e contendo as alterações exigidas pela banca, à Biblioteca Central da UFSC. O prazo padrão para entrega é de 30 (trinta) dias, podendo ser de até 60 (sessenta) ou 90 (noventa) dias dependendo das exigências da banca anotadas na ata da defesa.

 

ATENÇÃO: 

Os documentos abaixo relacionados são necessários à expedição de diplomas de mestre/doutor e devem ser entregues à Secretaria em meio físico e por e-mail: 

1- Documentação autenticada – alunos brasileiros

  • Cópia da certidão de nascimento/casamento, contendo as averbações referentes a sentenças judiciais pertinentes (alterações de nome etc.).
  • Cópia do documento de identidade (RG/CPF).
  • Apenas para diplomas de mestre: Cópia do diploma da graduação (para mestrandos). Em caso de diplomas obtidos no exterior, é obrigatório anexar a declaração de reconhecimento do título assinada pelo coordenador do Programa.
  • Apenas para diplomas de doutor: Cópia do diploma de mestre (revalidado ou reconhecido, se for o caso).

1.1 – Documentação autenticada – alunos estrangeiros

  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento.
  • Cédula de Identidade: cópia da cédula de identidade do país de origem.
  • Apenas para diplomas de mestre: Cópia do diploma da graduação (para mestrandos). Diploma obtido no exterior : Cópia do diploma estrangeiro, reconhecido por Instituição de Ensino Superior no Brasil, com visto consular. Caso o diploma não seja revalidado ou reconhecido no Brasil, apresentar cópia do diploma estrangeiro + declaração da coordenação do Programa de que o diploma foi aceito exclusivamente para fins de ingresso no curso, sem validade nacional e sem direito ao exercício profissional.
  • Apenas para diplomas de doutor: Cópia do diploma de mestre (revalidado ou reconhecido, se for o caso). Diploma obtido no exterior : Cópia do diploma estrangeiro, reconhecido por Instituição de Ensino Superior no Brasil, com visto consular. Caso o diploma não seja revalidado ou reconhecido no Brasil, apresentar cópia do diploma estrangeiro + declaração da coordenação do Programa de que o diploma foi aceito exclusivamente para fins de ingresso no curso, sem validade nacional e sem direito ao exercício profissional.

2 – Documentação original – comum a todos

  • Declaração de inexistência de débitos junto à Biblioteca Central da UFSC.
  • Comprovante de pagamento de multa (se houver).
  • Declaração de entrega da versão final da dissertação/tese na Biblioteca Central da UFSC.

3 – Entrega da dissertação/tese – comum a todos

  • Arquivo digital contendo a versão final da dissertação/tese em arquivo .pdf juntamente com o formulário assinado (localizado na aba formulários do site) com a aprovação do orientador a respeito das alterações realizadas;
  • Não é mais necessário necessário entregar uma cópia física na secretaria (para defesas a partir de 1º de agosto de 2019).

atenção Lembrando:

–> Toda a documentação do item 1 deve ser autenticada em cartório ou o original deve ser apresentado juntamente com a cópia no dia da entrega da documentação.

 

Dúvidas, consultar as orientações da PROPG/UFSC.