Caracterização do Curso

Nível: MESTRADO

Objetivos / Perfil profissional a ser formado:

O principal objetivo do Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (Curso de Mestrado) é a geração e transmissão de conhecimento sobre processos oceanográficos (biológicos, físicos, químicos e geológicos) dos ambientes costeiros e marinhos (Blue e Brown Water Oceanography), além da gestão deste espaço, com especial interesse no Estado de Santa Catarina e Região Sul do Brasil.  Formalmente, objetiva:

– assegurar a formação e o aprimoramento de alto nível de professores, pesquisadores e profissionais comprometidos com o avanço de conhecimento, para fazer face às necessidades nacionais;

– fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica nas áreas específicas de conhecimento;

– fortalecer as áreas de estudos afins já existentes na UFSC, ampliando os vínculos entre elas.

O Programa de Pós-Graduação em Oceanografia tem uma proposta de atuação fortemente vinculada à pesquisa científica, contemplando tanto a ciência básica quanto a aplicada. Essa opção se reflete no enfoque dado nas disciplinas e nos temas de dissertação e também na seleção criteriosa dos candidatos.

São objetivos específicos do PPGOCEANO:

-Formar e qualificar pesquisadores e docentes em nível de mestrado em Oceanografia;

-Impulsionar a busca de conhecimentos e conteúdos inovadores que alimentem pesquisas da ocorrência dos fenômenos de interação oceano- atmosfera, terra-oceano, e oceano e camada limite;

-Capacitar profissionais para atuar nas situações de gestão costeira e marinha.

O curso de mestrado é ofertado para profissionais com graduação plena, que atendam os critérios de seleção e possuam capacidade para atuar como: pesquisadores capazes de realizar inovações científicas e tecnológicas, professores para atuar no magistério superior ou profissionais capacitados para criar instrumentos e estratégias de resposta ao uso e gestão dos oceanos.

Para tanto, o programa visa a formação de profissionais que atuam ou desejam atuar nas áreas de pesquisa e estudo dos fenômenos oceanográficos naturais, como os fenômenos de interação oceano- atmosfera, terra-oceano, e oceano e camada limite de fundo.

Para o curso de Mestrado Acadêmico, além do seminário de qualificação (6 mês e 14 mês) e do desenvolvimento da dissertação, o discente deverá cursar 18 créditos em disciplinas eletivas ou optativas. Adicionalmente o aluno de Mestrado poderá cursar até 30 horas (2 créditos) de estágio docência. As disciplinas eletivas serão distribuídas entre os dois semestres de cada ano, em intervalos de até dois anos. As disciplinas poderão ser ministradas de forma concentrada. Os demais créditos poderão ser cursados em disciplinas Tópicos Especiais oferecidas pelo programa, em outros programas (validação máximo de 4 créditos) e com atividades complementares (participação de eventos, defesas, palestras, máximo de 2 créditos). É fomentada a apresentação da tese no formato de artigos (1) submetidos a revistas Qualis CAPES A1, A2, B1 ou B2 e/ou Capitulo de livros (L1 e L2), bem como a integração preferencial entre as linhas de pesquisa.

Para tanto, espera-se formar profissionais com capacidade de inserção na academia e/ou empresas públicas e privadas, com os seguintes perfis:

– capacitado para realizar inovações científicas e tecnológicas;

– professores para atuar no magistério superior;

– capacitados para criar instrumentos e estratégias de resposta ao uso e gestão da zona costeira e oceanos.

Total de créditos para titulação:

Disciplinas: 18 créditos (em disciplinas eletivas e/ou optativas e validadas)

Dissertação: 6

Total: 24

Outro: até 2 (atividades extra-curriculares) + até 2 estágio docência.

Periodicidade: Bi-anual as eletivas/ Oferecimento esporádico as optativas